• Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Residência de Neurocirurgia na Santa Casa de Belo Horizonte.
  • Fellow em Radiocirurgia e Neurocirurgia Funcional pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) EUA.
  • Neurocirurgião do Corpo clínico do Hospital Sirio Libanês e Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo
  • Autor do Neurosurgery Blog
  • Autor de 4 livros
  • Colaborador na criação de 11 aplicativos médicos.
  • Editor do Canal do YouTube NeurocirurgiaBR
  • Diretor de Tecnologia de Informação da Associação Paulista de Medicina (APM) 
  • Delegado da Associação Médica Brasileira (AMB)

Praça Amadeu Amaral, 47 – Conjunto 54 – 5º Andar – Bela Vista, São Paulo – SP, 01327-904

(11) 4200-2300

(11) 99503-8838 (WhatsApp)

julio.pereira@me.com

Julio Pereira - Doctoralia.com.br
Pesquisar

Telemedicina – Tumor de Hipófise| Neurocirurgião São Paulo

Compartilhe ►

Olá pessoal tudo bem? 

Autora: Dra. Diana Santana | Equipe NeuroSP

No Post de hoje gostaria de falar um pouco sobre a minha experiência atendendo casos de pacientes com Tumores de Hipófise através da Telemedicina.

neurocirurgiabr.com

Primeiro gostaria de começar falando sobre o que é telemedicina: Telemedicina é uma modalidade de atendimento médico feito à distância que foi autorizado durante o momento da pandemia, para possibilitar o acesso dos pacientes que tem algum tipo de doença, que precisam de acompanhamento e que por motivos de segurança não conseguem se tratar de forma presencial e têm que prosseguir com esse atendimento à distância. E o que precisa para fazer? O médico geralmente disponibiliza algum tipo de plataforma pro paciente (existem diversas no mercado) e o atendimento é feito através de videoconferência. Previamente o paciente manda os exames já realizados (imagem e laboratoriais) por email e o médico já tem esse acesso para começar a avaliar o caso.

Quando fiz meu estágio de cirurgia endoscópica minimamente invasiva na UCLA em 2013 isso já era uma realidade.

Geralmente pacientes com tumores de hipofise já vem para consulta após terem passado por uma avaliação médica antes, seja endocrinologista, oftalmo, ginecologista ou clínico geral e esse diagnóstico de tumor de hipófise já existe. Então nessa avaliação comigo eu verifico se é realmente caso de cirurgia ou não, como é feita essa cirurgia e esclarecemos todas as dúvidas referentes a esse tipo de procedimento, riscos e benefícios.

Nos casos de pacientes que não realizaram todos os exames necessários, através de uma plataforma eu consigo mandar esse pedido de exames por SMS e mostrando o QR code que aparece nessa mensagem de texto pro laboratório ele consegue realizar esses exames. Na nossa clínica temos um atendimento multidisciplinar e todos os pacientes também passam por uma avaliação com uma equipe de neuroendocrinologia, especialista em tumores de hipófise o que torna o atendimento muito mais completo.

Tenho muitos pacientes que são de outros estados e com essa opção de atendimento por telemedicina o acesso fica muito mais rápido e prático.

Nos pacientes que são operados com minha equipe é possível fazer o monitoramento à distância, com pedidos de exame e controle de pós operatório.

Ainda não conseguimos fazer cirurgia à distância mas com o advento das cirurgias robóticas, creio que num futuro essa opção será muito factível.

Quando o paciente tem indicação cirúrgica é imprescindível uma avaliação presencial antes da cirurgia para complementar o exame físico, esclarecer outras dúvidas que surgem e assinar termos pré cirúrgicos.

Então em termos práticos: para você médico que está nos lendo o que precisa para atender por telemedicina na minha experiência: Acesso a uma plataforma de video conferencia (pode ser zoom, skype, a própria doctoralia disponibiliza também esse tipo de acesso), um certificado digital para poder assinar suas receitas e pedidos de exames (tem diversas no mercado como SERASA, Certisign, Soluti) e uma plataforma para fazer as receitas e pedidos de exames digitais (eu uso o MEMED, mas existem várias outras). Um ambiente calmo e internet de boa qualidade.

Pro paciente que está aqui lendo, o que é necessário para ser consultado por telemedicina: um ambiente calmo e silencioso, acesso à internet de boa qualidade, sem interferência e presença de outras pessoas em um local reservado (não fazer em ônibus, supermercados, restaurantes) para que possa ser garantida a sua privacidade e a privacidade das informações que você está fornecendo.

Espero que vocês tenham gostado desse artigo, se gostou, compartilhe com quem você acha que pode ser ajudado por essa informação e caso queira assistir ao vídeo sobre esse assunto, acesso o link:

Autores: Dra. Diana Santana | Equipe NeuroSP

http://www.neurosp.med.br/