• Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Residência de Neurocirurgia na Santa Casa de Belo Horizonte.
  • Fellow em Radiocirurgia e Neurocirurgia Funcional pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) EUA.
  • Neurocirurgião do Corpo clínico do Hospital Sirio Libanês e Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo
  • Autor do Neurosurgery Blog
  • Autor de 4 livros
  • Colaborador na criação de 11 aplicativos médicos.
  • Editor do Canal do YouTube NeurocirurgiaBR
  • Diretor de Tecnologia de Informação da Associação Paulista de Medicina (APM) 
  • Delegado da Associação Médica Brasileira (AMB)

Praça Amadeu Amaral, 47 – Conjunto 54 – 5º Andar – Bela Vista, São Paulo – SP, 01327-904

(11) 4200-2300

(11) 99503-8838 (WhatsApp)

julio.pereira@me.com

Julio Pereira - Doctoralia.com.br
Pesquisar

Qual o valor de uma NEUROCIRURGIA ?

Compartilhe ►

Essa é uma das perguntas que recebo com mais frequência no nosso canal do youtube e no blog Neurocirurgiabr mas nunca falei sobre esse assunto. O blog e o canal do youtube tem mais de 12 anos e nunca havia respondido essa pergunta antes porque a resposta não é simples e os valores são muito variados. Vou explicar os fatores incluídos no preço para vocês entenderem como é o calculado o custo. Fiz algo semelhante num video/texto sobre o valor da consulta e como escolher um neurocirurgião.

Como é calculado o preço de uma NEUROCIRURGIA 100% Particular (sem convênio):

1- Custo do hospital ( envolve diárias de internação, materiais, UTI e etc) – Normalmente esse é o maior valor da conta. Nessa conta entram também os materiais cirúrgicos que são utilizados pelo cirurgião/anestesista. O neurocirurgião faz uma lista do que precisa para a sua cirurgia e o hospital faz o orçamento incluindo esses valores no custo do hospital.

2 – Equipe Médica: Envolve o 1o cirurgião, o cirurgião auxiliar, anestesista e o instrumentador cirúrgico.

O que varia nessa conta? Como é feita?

1- Cada hospital tem os seu custo de diária. Vários fatores influenciam nesse cálculo. Normalmente o paciente só sabe o preço após a cotação ser realizada. O médico precisa explicar (por escrito ao hospital) o que irá fazer, o que irá precisar e o tempo previsto de internação.

2 – Equipe Médica – Os honorários médicos são a contraprestação financeira pelo serviço do profissional. Não existe nada que defina um valor para esse trabalho e cada profissional define o seu valor para determinado procedimento. Normalmente cada equipe analisa o caso, faz o orçamento e envia juntamente com o custo do hospital.

Como é calculado o preço de uma NEUROCIRURGIA pelo convênio:

1- Custo do hospital ( envolve diárias de internação, materiais, UTI e etc.) –

Normalmente esse é o valor pago pelo convênio caso você opere num hospital conveniado ao seu plano. Nessa conta entram também os materiais cirúrgicos que são utilizados pelo cirurgião/anestesista. O neurocirurgião faz uma lista com a previsão de dias de internação, dias de UTI, tempo de centro cirúrgico, dos materiais necessários na sua cirurgia e o hospital faz o orçamento incluindo esses valores no custo do hospital. O hospital envia esse orçamento para o convênio analisar. Normalmente o convênio faz uma auditoria do pedido e, algumas vezes, questiona a indicação do procedimento e/ou do que foi solicitado. Por mais que isso pareça estranho … essa é uma rotina em toda neurocirurgia já que é um procedimento de alto custo. Normalmente após essa fase de análise, o procedimento é autorizado pelo convênio.

2- Equipe Médica – Os honorários médicos são a contraprestação financeira pelo serviço do profissional. Os pacientes com convênio podem escolher um médico da sua rede conveniada ou fazer sua livre escolha. A depender dessa escolha, pode haver um custo se o médico não fizer o procedimento pelo seu convênio. O ideal nessa fase é você ser claro e questionar ao médico ou secretária se existirá algum custo para você nesse procedimento.