• Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Residência de Neurocirurgia na Santa Casa de Belo Horizonte.
  • Fellow em Radiocirurgia e Neurocirurgia Funcional pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) EUA.
  • Neurocirurgião do Corpo clínico do Hospital Sirio Libanês e Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo
  • Autor do Neurosurgery Blog
  • Autor de 4 livros
  • Colaborador na criação de 11 aplicativos médicos.
  • Editor do Canal do YouTube NeurocirurgiaBR
  • Diretor de Tecnologia de Informação da Associação Paulista de Medicina (APM) 
  • Delegado da Associação Médica Brasileira (AMB)

Praça Amadeu Amaral, 47 – Conjunto 54 – 5º Andar – Bela Vista, São Paulo – SP, 01327-904

(11) 4200-2300

(11) 99503-8838 (WhatsApp)

julio.pereira@me.com

Julio Pereira - Doctoralia.com.br
Pesquisar

Como saber se estou com um tumor na cabeça? (MENINGIOMA)

Compartilhe ►

Existem diversos tipos de tumores cerebrais e os exames de imagem são fundamentais para o diagnostico dessas lesões. A etapa inicial para o diagnóstico é procurar atendimento médico em caso de sintomas mas iremos explicar sobre os exames pedidos e as características deles. Nesse texto, vamos destacar os meningiomas por serem os tumores primários mais frequentes na neurocirurgia.

julio.pereira.com

Os exames de imagem são fundamentais para o diagnostico destas lesões:

– Tomografia de crânio (TC): TC sem contraste em geral não apresentam grande utilidade para a avaliação destas lesões. Quando observados nesses estudos, são, em geral, caracterizadas como massas isodensas. Na TC com contraste observa-se lesão tipicamente hiperdensa, normalmente com captação homogênea de contraste, extra-axial, com bordos bem definidos, geralmente com “cauda dural”, que é o espessamento da duramater onde implanta-se nas meninges. Áreas de calcificação podem ainda ser observadas, sinalizando o crescimento lento da lesão. Áreas de hiperostose também podem ser observadas nas proximidades da lesão. Lesões heterogêneas e com bordos mal definidos potencialmente apresentam maior índice de agressividade.

neurocancer.com

– Ressonância Nuclear Magnética: Captação homogênea de contraste é normalmente observado. Edema pode ser visualizado ao redor da lesão, principalmente nas sequências FLAIR e T2. Áreas de calcificação e a cauda dural também são observadas neste estudo. O estudo da vascularização venosa, com aplicação de contraste e análise de angioressonância, é importante peça na programação cirúrgica de pacientes com meningiomas, por serem lesões muito vascularizadas.

radiocirurgia.com.br

O Blog NEUROCIRURGIABR tem o objetivo educacional com informações sobre neurocirurgia, tumor cerebral, metastases, aneurisma cerebral, hidrocefalia, dor de cabeça, tontura, doenças da Coluna vertebral, traumatismo e outras doenças neurológicas. Além disso temos alguns videos de dicas para estudantes de medicina, medicos e vestibulandos de medicina.

Nossas Mídias Sociais

Blog: http://www.neurocirurgiabr.com

Instagram: http://www.instagram.com/neurocirurgiabr

Twitter: http://www.twitter.com/neurocirurgiabr

Youtube: http://www.youtube.com/neurocirurgiabr

TikTok: https://www.tiktok.com/@neurocirurgiabr

Meus livros publicados: 1) Após um tumor cerebral 2) Escrito em letra de médico 3) Ultimas Cartas de um médico 4) Suturando Ideias 5) Neurocirurgia para o estudante de medicina Caso deseje um dos livros em PDF (GRATUITO) envie uma email para neurocirurgiabr@gmail.com

AVISO LEGAL: As informações contidas no texto e no video não pretendem substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvidas procure seu médico. A Medicina é uma ciência em constante mudança, os vídeos são produzidos baseados nos Artigos Científicos mais recente até a data da publicação do video e do texto.