O câncer de pulmão é conhecido por ter uma alta probabilidade de se espalhar (metastatizar) para outras partes do corpo, incluindo o cérebro. A chance de metástase cerebral varia de acordo com o tipo de câncer de pulmão e o estágio da doença no momento do diagnóstico.
Em geral, o câncer de pulmão de pequenas células tem uma maior probabilidade de se espalhar para o cérebro em comparação com o câncer de pulmão de não pequenas células. Além disso, se o câncer de pulmão já se espalhou para outras partes do corpo, as chances de metástase cerebral também aumentam.
De acordo com a American Cancer Society, estima-se que entre 10% e 40% das pessoas com câncer de pulmão desenvolverão metástases cerebrais em algum momento da doença. No entanto, é importante ressaltar que cada caso é único e pode haver variações nas chances de metástase cerebral dependendo de vários fatores individuais, incluindo idade, saúde geral e tratamento recebido.
Se você ou um ente querido está enfrentando um diagnóstico de câncer de pulmão, é importante conversar com um médico sobre suas preocupações específicas em relação às chances de metástase cerebral e quaisquer outras questões que possam estar relacionadas ao seu caso.